Liverpool e Roma recebem judocas brasileiros para Copa do Mundo

Delegação encara mais uma disputa, que vale pontos para o ranking mundial e classificatório para os Jogos Olímpicos de Londres

De olho em Londres-2012, a seleção brasileira de judô não quer saber de descanso. O próximo destino dos atletas é a Europa. Em Roma, será disputada mais uma etapa da Copa do Mundo feminina, enquanto os homens competem em Liverpool, na Inglaterra.

Na Itália, o Brasil estará representado por Eleudis Valentim (52kg), Ketleyn Quadros (57kg), Flávia Gomes (57kg), Mariana Silva (63kg), Camila Minakawa (63kg) e Dione Lima (63kg). Já na Inglaterra, Felipe Kitadai (60kg), Marcelo Contini (73kg), Victor Penalber (81kg), Felipe Costa (81kg), Hugo Pessanha (90kg), Daniel Hernandes (+100kg) e David Moura (+100kg) defendem o país na disputa masculina.

Antes do torneio de Liverpool, a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) pretende fazer uma vistoria em Sheffield, cidade inglesa onde será feita a aclimatação dos judocas brasileiros para os Jogos Olímpicos de Londres, no ano que vem.

Os dois eventos contam pontos importantes para o ranking mundial da Federação Internacional de Judô (FIJ), que define os atletas classificados para as Olimpíadas. Os 22 homens e as 14 mulheres mais bem colocadas no ranking garantem vagas. Apenas um atleta representa seu país em cada categoria.

De acordo com as normas da entidade, cada medalha de ouro vale 100 pontos, enquanto a prata garante 60 e o bronze 40.

Na última etapa da Copa do Mundo, no Cazaquistão, a delegação brasileira conquistou três medalhas: duas de prata com Maria Portela (70kg) e Maria Suelen Altheman (+78kg) e uma de bronze de Luciano Corrêa (100kg).

Fonte: http://sportv.globo.com