Cuide das roupas sem agredir o planeta

Oito dicas inteligentes e sustentáveis para aplicar em casa

Cuidar das roupas é uma tarefa difícil e necessária em todos os lares. Para transformar esse trabalho em uma prática mais sustentável, confira oito dicas simples que poderão ser aplicadas em qualquer lar!

1 - Use produtos naturais

Não sabe o que fazer para retirar aquela mancha de tinta da camisa? A solução pode estar na cozinha. Misture leite e amido de milho até formar uma pasta e aplique na mancha. Deixe secar e lave. A mancha desaparecerá de forma natural. A mesma mistura pode ser utilizada para remover manchas em carpetes e tapetes.

2 - Acumule as roupas

Use o máximo da capacidade da máquina de lavar. Com isso você estará poupando energia, água e produtos químicos que geralmente são utilizados junto com a lavagem.

3 - Lave com água fria

Quando for lavar suas roupas na máquina, escolha ciclos de lavagem que utilizem água fria. O resultado obtido para a maioria das roupas será tão bom quanto o de uma lavagem com água quente e ainda reduzirá o consumo de energia.

4 - Prefira o sabão em pedra

Prefira usar sabão em pedra em vez de detergente. Apesar de ‘biodegradáveis’, os detergentes são grandes poluidores da água. O fosfato presente no produto é o elemento básico para a reprodução das algas, o que eleva o consumo de oxigênio da água e provoca o aumento da mortandade de peixes.

5 - Economize ao lavar no tanque

Se for lavar a roupa na mão, feche o tanque, coloque as roupas de molho em água e sabão e só use água corrente para enxaguar. Enquanto estiver ensaboando as peças, mantenha a torneira fechada e procure não utilizar sabão nem outros produtos em excesso. Além de evitar um número maior de enxágues, você reduzirá a contaminação daquela água por produtos químicos.

6 - Pendure as roupas no varal

Depois de lavar, retire as roupas da máquina e pendure-as em um varal em vez de colocá-las na secadora. O uso da máquina durante seis meses pode significar a emissão de 317 quilos de gás carbônico na atmosfera, além de um alto consumo de energia. Encontre um lugar arejado e monte seu varal. Além de gastar menos eletricidade, você ainda evita de estragar suas roupas.

7 - Reaproveite a água

Você pode reaproveitar a água da máquina, do balde ou do tanque para lavar o quintal. Apesar de não servir para regar as plantas, essa água com é excelente para lavar os fundos da casa ou a calçada, evitando o uso da mangueira e o desperdício de água.

8 - Cuidados ao passar a roupa

Ligue o ferro apenas se houver uma grande quantidade de roupas para passar. Evite ligá-lo cada vez que tiver vontade de usar uma peça: prefira acumular e passar tudo de uma vez. Assim você evita que o equipamento consuma uma grande quantidade de energia para aquecer toda vez que for ligado.

Fonte: http://verde.br.msn.com